Reprodução e Embriologia

Exercícios de Reprodução e Embriologia (em 23 de fevereiro de 2011)

Questões
01) (UFJF-MG) A floresta Amazônica vem sendo gradativamente desmatada, ameaçando de extinção diversas espécies animais. Numa tentativa de preservar esses animais, um grupo de pesquisadores construiu uma grande redoma que reproduz o ambiente amazônico e nela introduziu pequeno número de indivíduos de cada espécie ameaçada de extinção, tanto de animais com reprodução sexuada quanto assexuada. Com base em seus conhecimentos de genética de populações e aceitando a hipótese de que todos os indivíduos conseguiram sobreviver e se reproduzir na redoma, responda às questões.
a) O que acontecerá com a variabilidade genética das espécies animais após 10 gerações? Por quê?

b) Quais animais serão mais afetados: os com reprodução sexuada ou assexuada? Justifique sua resposta.

c) Meiose é um processo celular que confere variabilidade genética aos organismos. Você concorda com essa afirmativa? Explique.

02) (UNICAMP) A figura abaixo mostra uma situação jocosa referente à fragmentação de um invertebrado hipotético, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivíduo. Um exemplo real muito conhecido é o da fragmentação da estrela-do-mar, cujos fragmentos dão origem a outras estrelas-do-mar.

 
a) Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem à reprodução assexuada. Explique em que a reprodução assexuada difere da sexuada.

b) Dê uma vantagem e uma desvantagem da reprodução assexuada em relação à sexuada. Justifique.

03) (PUC Rio 2001) Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente. Sobre este assunto, destaque a afirmativa correta:
(A) A reprodução assexuada promove maior variabilidade genética e produz grande quantidade de descendentes.
(B) A reprodução assexuada se caracteriza pela presença de meiose, formação de gametas e fecundação.
(C) A reprodução sexuada, exceto quando ocorrem mutações, produz indivíduos geneticamente iguais.
(D) O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, em que os descendentes são formados por mitoses.
(E) A reprodução assexuada permite uma evolução mais rápida das espécies.

04) Na reprodução sexuada a união dos gametas pode ocorrer dentro ou fora do organismo materno e também o desenvolvimento dos embriões e fetos. Essa relação determina uma classificação para os animais. Assinale as alternativas corretas sobre essa relação. Texto das alternativas adaptado de Mariana Araguaia
(http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/ovuliparos-oviparos-ovoviparos-viviparos.htm)

01. Em espécies ovulíparas, fêmeas e machos lançam um número grande de gametas na água, ocorrendo a fecundação neste ambiente (fecundação externa), seguido pelo desenvolvimento também externo. Alguns peixes, invertebrados aquáticos e anfíbios desenvolvem-se dessa forma.
02. Ovíparos são animais de fecundação interna, cujas fêmeas liberam ovos de seus corpos. Dessa forma, os embriões se desenvolvem dentro dos ovos, e se alimentam de reservas nutritivas do próprio ambiente. Na maioria dos casos, os ovos possuem casca rígida. Alguns peixes, aves, alguns répteis e alguns invertebrados são exemplos de ovíparos.
04. Já em animais ovovíparos, o ovo permanece dentro do corpo materno até o fim do desenvolvimento embrionário e posterior eclosão, liberando filhotes já formados.
08. No último caso (animais vivíparos), o embrião se desenvolve completamente dentro do organismo da mãe, se alimentando e recebendo oxigênio proveniente do sangue materno, através da placenta. Este tipo dá origem, geralmente, a uma prole única ou pequena, a cada gestação, sendo predominantemente típica em mamíferos.

05) “O tatu, mais a mulita
É a lei da sua criação
Sendo macho, não pode ter irmã;
Sendo fêmea, não pode ter irmão.” (Cancioneiro Guasca)
A quadrinha do cancioneiro gaúcho citada acima se refere a um tipo especial de reprodução que ocorre naturalmente em alguns animais, como o tatu, por exemplo, e “acidentalmente” na espécie humana. Assinale a alternativa que condiz com tal processo.
a) Partenogênese
b) Pedogênese
c) Poliovulação
d) Poliembrionia
e) Metagênese

06) “Doação de ovário – Uma mulher de 24 anos que recebeu um ovário doado pela irmã gêmea engravidou cinco meses depois, revelam pesquisadores do St. Luke´s Hospital, em Boston. A gestação foi normal e a paciente deu à luz uma menina. É a primeira vez que um transplante de ovário doado por outra mulher resulta em nascimento.” (Época, 13.06.2005)
Considerando o parentesco genético como sendo a proporção média de alelos compartilhados por duas pessoas em razão de os terem herdado de um ancestral comum, responda.
a) Qual o parentesco genético entre a criança e sua mãe de gestação, no caso da parturiente e sua irmã serem gêmeas monozigóticas? Justifique.

b) Qual o parentesco genético entre a criança e a mãe de gestação, no caso da parturiente e sua irmã serem gêmeas dizigóticas? Justifique.

07) “George Savalla Gomes nasceu numa família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram os trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes (George literalmente nasceu no circo, pois sua mãe grávida estava fazendo performance de trapézio quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro). Deu início à sua carreira como palhaço Carequinha aos cinco anos de idade, no circo de sua família, quando este estava em apresentação em Carangola, cidade do interior do estado de Minas Gerais. Aos doze era palhaço oficial do Circo Ocidental, pertencente ao seu padrasto.
Em 1938, estreou como cantor na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro, no programa Picolino.
Já na televisão brasileira teve como marco o fato de ter sido o primeiro palhaço a ter um programa, o "Circo Bombril" (posteriormente rebatizado "Circo do Carequinha"), programa que comandou por 16 anos na TV Tupi nas décadas de 1950 e 1960.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Carequinha
Muitas músicas e bordões foram criados e disseminados por ele, como por exemplo, o mencionado abaixo, assinale a alternativa que pode explicar o fenômeno correspondente.
"Ai, ai, ai, carrapato não tem pai."
a) neotenia
b) partenogênese
c) conjugação
d) poliembrionia
e) cariogamia

08) (UFG) Em uma sociedade de abelhas, a casta operária é constituída de indivíduos do sexo:
a) masculino adulto
b) masculino e feminino
c) feminino
d) masculino e jovem
e) não determinado.

09) (Ceeteps- SP )Assinale a alternativa correta .
a) As bactérias reproduzem-se, geralmente, por divisão binária, uma forma sexuada de reprodução pela qual uma única bactéria pode originar um clone, ou seja, uma reprodução de bactérias idênticas.
b) As bactérias e as algas cianofíceas distinguem-se de todos os outros seres vivos porque não possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto é, são eucariontes.
c) As bactérias só vivem isoladas, embora próximas, nunca formam colônias.
d) Em algumas espécies de bactérias observam-se fenômenos da conjugação, isto é um tipo de reprodução sexuada.
e) As algas cianofíceas assemelham-se às bactérias, porém são heterótrofas, isto é produzem a matéria orgânica por fotossíntese.

10) (FUVEST) Existem semelhanças entre os ciclos de vida de muitos animais celenterados (águas-vivas, por exemplo) e os de plantas, como os musgos e as samambaias.
a) Qual o tipo de ciclo de vida compartilhado por esses seres?
 
b) O que caracteriza esse tipo de ciclo?

11) (Unicamp) Observe o esquema.

Identifique
a) O órgão produtor de gametas.

b) As estruturas indicadas pelas setas 5, 6, 8 e 4.

c) No desenho aparece indicado uma das glândulas que produzem o líquido seminal. Que número indica essa glândula e quem é ela? Cite as duas outras glândulas.

12) (UFCE) O texto a seguir trata da sexualidade masculina. A figura, por sua vez, exibe o aparelho reprodutor masculino. Observe-os e responda às questões propostas. 


a) A impotência é uma disfunção erétil que incapacita o homem da plena satisfação sexual e cujas causas podem ser de origem orgânica ou psicológica. Diga em qual região do aparelho reprodutor masculino ocorre a ereção e explique, sucintamente, o seu mecanismo.

b) Dentre os métodos anticoncepcionais, existem os métodos cirúrgicos que podem ser realizados tanto nos homens como nas mulheres. Como se denomina o método cirúrgico anticoncepcional realizado no homem e em que consiste?

c) O câncer de próstata é um dos mais frequentes no homem, especialmente após completar 60 anos. Qual a função da próstata e que exame pode indicar, precocemente, a presença do tumor?

d) Alguns homens apresentam uma anomalia denominada criptorquidia. O que vem a ser essa anomalia e qual a sua consequência?

13) (USP 2004) Foram feitas medidas diárias das taxas dos hormônios: luteinizante (LH), folículo estimulante (FSH), estrógeno e progesterona, no sangue de uma mulher adulta, jovem, durante vinte e oito dias consecutivos. Os resultados estão mostrados no gráfico: 

 
Os períodos mais prováveis de ocorrência da menstruação e da ovulação, respectivamente, são:
a) A e C.
b) A e E.
c) C e A.
d) E e C.
e) E e A.

14) (VUNESP) A figura mostra os níveis de diferentes hormônios ao longo do ciclo menstrual de uma mulher: em A, os hormônios gonadotróficos e, em B, os hormônios esteroides.
a) A que hormônios correspondem, respectivamente, as curvas 2 e 3? Qual a função desses hormônios?
b) Após a ovulação dessa mulher, teria havido fertilização do óvulo e nidação? Justifique.
15) (UNIMONTES) – adaptado - O aparelho reprodutor feminino pode, em diferentes situações, apresentar modificações fisiológicas e morfológicas. Utilização de contraceptivo oral, gravidez e menstruação são exemplos que alteram esse aparelho e estão representados na figura abaixo. Analise-a.
 Considerando o assunto e a figura apresentada, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
A) A ação do contraceptivo hormonal representado por I se dá no momento da fecundação.
B) As alterações ocorridas no endométrio são responsáveis pelo seu papel protetor em II.
C) As tubas uterinas representam o local de amadurecimento do ovócito primário liberado em III.
D) A liberação do material contido no útero representado por III caracteriza um aborto.

16) (USP 2003) A gravidez em seres humanos pode ser evitada,
I — impedindo a ovulação.
II — impedindo que o óvulo formado se encontre com o espermatozoide.
III — impedindo que o zigoto formado se implante no útero.
Dentre os métodos anticoncepcionais estão:
A) as pílulas, contendo análogos sintéticos de estrógeno e de progesterona.
B) a ligadura (ou laqueadura) das tubas uterinas.
Os métodos A e B atuam, respectivamente, em
a) I e II.
d) II e III.
b) I e III.
e) III e I.
c) II e I.

17) (UFMG) A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema.
Em relação a esses métodos, é correto afirmar-se que:
a) o diafragma impede a nidação da mórula.
b) o dispositivo intrauterino, DIU, impede a chegada dos espermatozoides ao útero.
c) o método hormonal feminino, a pílula, impede a ovulação.
d) o método de tabela é eficiente se forem evitadas relações sexuais entre o 12º e 14º dia do ciclo.
e) o preservativo masculino, camisinha, tem ação espermicida.

18) (UFPR) Com relação ao esquema abaixo, responda as seguintes perguntas:

a) Qual o fenômeno representado?
b) Quais as fases indicadas pelas chaves I, II, III e IV?
c) Quais as células indicadas em 1, 2, 3 4 e 5?

Gabaritos:
01) a) Em 10 gerações, a variabilidade deve se manter “constante”, igual ou muito semelhante ao grupo original. Em se tratando de uma redoma, as condições ambientais estarão estáveis; reduzindo muito as possibilidades de mutação estimulada pelo ambiente, não ocorrerão alterações significativas.
 b) Em condições estáveis por 10 gerações, não haveria diferença. Mas se o objetivo da pergunta foi mostrar a diferença da reprodução assexuada e sexuada, poderíamos dizer que seriam os animais de reprodução assexuada, pois, manter-se-iam geneticamente iguais e os de reprodução sexuada teriam uma maior variabilidade.
c)  Certamente, dois eventos são importantes: primeiro que há uma redução do número de cromossomos a metade permitindo a inserção de novo patrimônio genético na fecundação e segundo, o mais importante, é que durante o início da meiose ocorre o crossing over que troca parte dos cromossomos homólogos que tem origem paterna e materna, tornado os gametas geneticamente recombinados e diferentes entre si.
02) a) Na reprodução sexuada ocorre recombinação genética enquanto na assexuada os descendentes serão geneticamente iguais ao que lhes deu origem e entre si.
A velocidade do processo reprodutivo é maior na reprodução assexuada e também ocorre em ciclos mais curtos, produzindo mais descendentes.
b) Vantagem: assexuada, produz grande número de descendentes em menos tempo.
Sexuada, devido à recombinação e a variabilidade, torna a população (espécie) mais adaptável às variações ambientais em ambientes instáveis.
Desvantagem: assexuada, como forma indivíduos geneticamente idênticos, um único fator ambiental poderá eliminá-los.
Sexuada, os ciclos reprodutivos são bem mais longos em relação a reprodução assexuada.
03)  D
04) 05
05) D
06) a) Sendo as irmãs gêmeas monozigóticas, o material genético é idêntico. A criança terá metade do material genético da mãe biológica, a do ovário que é igual ao da parturiente, sua tia.
b)  Igualmente ao caso anterior, será tia da criança que será sobrinha dela, mas como o material genético agora não é mais idêntico, por serem as gêmeas dizigóticas, a criança não poderia mais ser confundida como filha legítima da parturiente.
07)  B
08) C
09) D
10) a) Metagênese.
b) Alternância de gerações.
11) a) São os testículos, indicados pela seta 1.
b)  São: 5 o ducto ou canal deferente, 6 a uretra, 8 o epidídimo e 4 a bexiga urinária.
c) O líquido seminal é produzido pela vesícula seminal indicado pela seta três. As demais glândulas são a próstata (2) e as glândulas bulbo uretrais sem indicação.
12) a) Dentro do pênis existem hastes de tecido fibroso, esponjoso e elástico, os corpos cavernosos. A excitação estimula o sistema nervoso, que estimula o sistema circulatório aumentando o fluxo de sangue para dentro do pênis e reduzindo o fluxo de saída, isso faz com que os corpos cavernosos se encham de sangue e ocorra a ereção.
b) Denomina-se vasectomia, e consiste na secção dos ductos deferentes evitando a passagem dos espermatozoides para a composição do esperma.
c) É responsável pela produção do líquido prostático, leitoso e alcalino, responsável pela proteção dos espermatozoides da acidez da uretra e canal vaginal. O exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o toque da próstata via retal são esses exames.
d) Os testículos são formados dentro da cavidade abdominal e devem descer para a bolsa escrotal pouco antes do nascimento, quando isso não acontece é a criptorquidia. Como a localização dos testículos está relacionado a temperatura de produção dos espermatozoides, a permanência deles dentro da cavidade abdominal levaria a esterilidade.
13)  E
14) a) As curvas 2 e 3 correspondem respectivamente aos hormônios LH (hormônio luteinizante) e estrógenos. Suas respectivas funções são respectivamente, LH - estimular a ovulação e a formação do corpo lúteo e estimular o desenvolvimento do endométrio e também determinar as características sexuais secundárias femininas.
b)  Não ocorreu a fecundação, pois, observando os gráficos vê-se a queda dos hormônios, em especial da progesterona que indica a redução do corpo lúteo e posteriormente a descamação do endométrio.
15)  B
16) A
17) C
18) a) A espermatogênese.
b)  I - multiplicação; II - crescimento; III - maturação e IV - espermiogênese.
c)  1 – espermatogônias, 2 - espermatócito primário, 3 - espermatócitos secundários, 4 - espermátides e 5 - espermatozoides.




Questões da UFSC de 1998 até 2011

01) (UFSC 1998) Assinale em seu cartão-resposta o número de espermatogônias necessárias para a produção de 196 espermatozoides humanos.

02) (UFSC 1999) Logo após a fecundação, a célula ovo ou zigoto inicia um processo de segmentação.  Na figura abaixo, diversos tipos de zigoto e de segmentação estão representados.
 Em relação a essa etapa da embriogênese e aos tipos de zigotos mostrados, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

01. O vitelo é rico em substâncias nutritivas.
02. Os tipos de segmentação dependem da quantidade e da distribuição do vitelo no ovo.
03. Em a e b temos a segmentação holoblástica igual e desigual, respectivamente, que ocorre em zigotos provenientes de óvulos com alta concentração de vitelo.
04. Em b, a presença de macrômeros, no pólo vegetativo, dá-se em função da maior distribuição do vitelo nessa região, o que dificulta o processo de divisão celular.
08. Em c, a segmentação ocorre apenas na região denominada cicatrícula, como ocorre nos ovos de galinha.
16. Em d, a clivagem é dita meroblástica superficial, sendo proveniente de óvulos centrolécitos com abundância de vitelo na região periférica.
32. O teor de vitelo no ovo é tanto maior quanto mais elevada à posição do animal na escala evolutiva.

03) (UFSC 2000) O filo porífera é representado pelas esponjas. Na figura, as letras A, B e C referem-se aos aspectos reprodutivos destes animais.
01. A, representa um tipo de reprodução assexuada.
02. B representa um tipo de reprodução sexuada.
04. C, representada, pela presença de células sexuais, a reprodução sexuada.
08. A, é denominado brotamento.
16. Para a formação do ovo, em C, deve ocorrer a fecundação.
32. Em A e B, os organismos produzidos por estes mecanismos possuem diferenças genéticas em relação ao indivíduo que lhe deu origem.
64. O fenômeno apresentado, em C, possibilita o aumento da variabilidade entre as esponjas.

04) (UFSC 2002) As figuras abaixo representam cortes transversais de dois momentos da organogênese, em anfioxo. Considerando as características dessa etapa do desenvolvimento embrionário e as figuras, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A organogênese precede a mórula  e caracteriza-se pela diferenciação dos órgãos a partir dos  folhetos embrionários formados no período da gastrulação.
02. A partir do achatamento da ectoderme, da região dorsal do embrião, diferencia-se a placa neural (a) e, posteriormente, o tubo neural (b), que dará origem ao sistema nervoso do indivíduo.
04. Da endoderme (c) deriva o epitélio de revestimento do tubo digestivo, exceto as cavidades oral e anal, que são formadas a partir da ectoderme.
08. O celoma (d) é uma cavidade do embrião, derivado das bolsas mesodérmicas (e), e está delimitado pela mesoderme (f).
16. Do teto do arquêntero (g) diferencia-se a notocorda (h), que é uma estrutura maciça, localizada na região dorsal, logo abaixo do tubo neural (b).

 05) (UFSC 2002) As figuras abaixo mostram as variações hormonais da mulher, no decorrer do ciclo menstrual, que determinam as alterações nos folículos ovarianos e na parede do útero. A partir da interpretação e análise das figuras, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
 01. A ovulação ocorre por volta do 14o dia do início do ciclo, quando a taxa de hormônio luteinizante (LH) está muito baixa.
02. Por volta do 28o dia do início do ciclo, as taxas de progesterona e de estrógeno no sangue estão muito baixas, o que determina uma perda de sangue denominada menstruação.
04. Após a ovulação, forma-se o corpo lúteo, que coincide com o pico de produção da progesterona.
08. A ovulação é precedida por um aumento na taxa de estrógenos no sangue.
16. Ao longo do ciclo, observa-se uma retração do endométrio.
32. A cada ciclo menstrual, normalmente um novo folículo maduro entra em crescimento para formar dois novos folículos.

06) (UFSC 2003)  “O aparecimento da placenta no processo evolutivo das espécies veio contribuir para que, nos mamíferos, as fêmeas pudessem desenvolver suas crias dentro de seus próprios ventres, evitando o ataque de predadores aos ovos e tornando desnecessária a produção de elevado número de descendentes para a sobrevivência de algumas poucas crias....” (SOARES, J. L. Biologia. São Paulo:  Scipione, 1999, v. único, p. 211).

Com relação ao processo reprodutivo dos mamíferos e ao desenvolvimento embrionário dessa classe de animais, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Algumas espécies de mamíferos atuais são ovíparas, como é o caso do ornitorrinco que põe ovos semelhantes aos dos répteis, incubando-os para manter a temperatura.
02. Os mamíferos são animais de fecundação externa, e na maioria absoluta das espécies o desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo da fêmea.
04. A placenta transmite ao feto anticorpos maternos, que lhe conferem imunidade contra todas as doenças congênitas.
08. Através da placenta, a mãe fornece alimento e oxigênio para o feto e este passa para a circulação materna o gás carbônico e restos de seu metabolismo, como é o caso de produtos nitrogenados.
16. A placenta secreta hormônios que mantêm a integridade do endométrio durante a gravidez.
32. As trocas entre mãe e feto, através da placenta, são efetuadas por difusão, graças à proximidade dos vasos sangüíneos maternos e dos vasos sangüíneos do embrião.

 07) (UFSC 2005)
Nos seres humanos, durante e após a gravidez, a relação entre mãe e filho compreende vários aspectos endócrinos e imunológicos. Com relação a estes fatos, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s).

01. Os anticorpos maternos, durante a gestação, protegem a criança contra doenças e não podem, em nenhuma situação, causar danos a ela.
02. A importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança, sob o ponto de vista imunológico, está relacionada à presença de anticorpos no leite materno.
04. Durante a gravidez, a placenta permite a passagem de macrófagos, neutrófilos e hemácias maternos para o sangue da criança.
08. O hormônio prolactina, produzido logo após o parto, estimula a secreção de leite e sua produção é mantida pelos estímulos nervosos da sucção da mama pela criança.
16. As hemácias do sangue materno, ao entrarem no sistema circulatório da criança, auxiliam a ação dos anticorpos.

08) (UFSC 2006) Fetos humanos provavelmente não sentem dor antes do início do terceiro trimestre de gestação, afirmam cientistas em recente estudo feito pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, e publicado no periódico Jama, da Associação Médica Americana (vol. 294, n.8, p. 24-31, ago. 2005). Alguns pesquisadores afirmam, em contraponto, que o feto apresenta uma resposta hormonal a partir da 22a semana, que seria evidência de dor, mas a nova pesquisa sugere que as respostas sejam automáticas e não um sinal de desconforto.

Com base no texto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A sensibilidade à dor, em fetos, está acompanhada do desenvolvimento da placenta, o que só ocorre após a 30a semana de gestação.
02. Um feto que já possui o sistema nervoso completo deve sentir dor e, em humanos, isto ocorre ao final do primeiro mês de gestação.
04. O fenômeno da gastrulação é importante para a formação do cordão nervoso e, por acontecer apenas após o terceiro mês de gestação, temos a certeza de que antes disso o feto não pode sentir dor.
08. Aos oito meses de gestação há consenso, baseado nos dados expostos, de que os fetos sentem dor.
16. A sensação de dor está vinculada à presença de receptores especiais na pele, presentes desde a neurulação.

09) (UFSC 2007)
A perpetuação da vida em nosso planeta deve-se à característica mais típica dos seres vivos: sua capacidade de se reproduzir.

Sobre os mecanismos de reprodução, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Os gametas são formados por divisão meiótica; a gametogênese feminina dá origem a quatro óvulos e a gametogênese masculina dá origem a quatro espermatozóides.
02. A reprodução assexuada dá origem a clones de um indivíduo e pode ser observada em bactérias, algas, fungos, plantas e animais.
04. A reprodução assexuada dá origem a clones de um indivíduo e só acontece em bactérias, algas e fungos.
08. A reprodução sexuada é importante porque promove a variabilidade genética da descendência.
16. A clonagem de seres vivos é uma técnica muito recente, que só pôde ser concretizada com o avanço da biotecnologia.
32. Gêmeos monozigóticos podem ser considerados clones um do outro.
64. A fertilização in vitro (técnica para a formação de bebês de proveta) é um tipo de clonagem.

10) (UFSC 2008) A figura abaixo mostra o corte transversal de um embrião e anexos embrionários.
 
Em relação à figura, é CORRETO afirmar que:

01. a seta 1 indica o principal local de produção da gonadotrofina coriônica, hormônio que quando está presente na urina é sinal inequívoco de gravidez.
02. a seta 2 indica a bolsa amniótica, que tem por função hidratar e proteger o feto contra eventuais choques mecânicos.
04. a figura representa um embrião de mamífero.
08. a figura representa o embrião de uma ave.
16. a placenta (indicada pela seta 3) é responsável pela intensa troca de substâncias entre mãe e filho.  Esta troca ocorre porque há passagem do sangue da mãe para o filho e vice-versa.
32. a figura difere da representação de um embrião de répteis por possuir âmnio e córion, anexos inexistentes nesses animais.

11) (UFSC 2011) As figuras abaixo mostram procedimentos cirúrgicos no aparelho reprodutor masculino e feminino denominados de vasectomia (Figura 1) e ligação tubária (Figura 2).
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Um homem que se submete à vasectomia (mostrada na Figura 1) tem preservada a capacidade de ejacular normalmente.
02. Uma mulher submetida ao procedimento de ligação tubária (mostrada na Figura 2) mantém a produção de óvulos (ovócitos secundários), mas estes não podem ser alcançados pelos espermatozoides.
04. Os ovários continuarão produzindo os hormônios FSH (hormônio estimulante do folículo), LH (hormônio luteinizante), estrogênio e progesterona mesmo depois da cirurgia.
08. O homem vasectomizado mantém a produção normal do hormônio testosterona, uma vez que este é lançado diretamente na corrente sanguínea.
16. Ambos os procedimentos cirúrgicos são considerados métodos anticonceptivos e são eficientes na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
32. Como um homem vasectomizado não mais elimina espermatozoides, não pode mais transmitir o vírus da AIDS para seus parceiros sexuais.
64. No caso da mulher submetida ao procedimento de ligação tubária (mostrada na Figura 2), com o passar dos anos, os óvulos (ovócitos secundários) acharão um novo caminho até o útero, por isso este procedimento cirúrgico deve ser sempre repetido a cada dez anos.
 
Respostas:
01) 49
02) 03
03) 93
04) 30
05) 78
06) 57
07) 10
08) 08
09) 42
10) 06
11) 11